Gestão de Registro e Cobrança Administrativa em Conselhos de Fiscalização Profissional

A gestão eficiente de registros e cobranças é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira e a devida regularidade dos profissionais registrados nos Conselhos de Fiscalização Profissional. Um processo bem estruturado contribui para uma prestação de serviços eficaz e a melhor gestão de receitas, gerando o fortalecimento da relação com os profissionais e empresas registradas. Este curso tem como objetivo capacitar gestores e profissionais na organização e no aprimoramento dos processos de registro e de cobrança, abordando melhores práticas, normativas aplicáveis e estratégias para eficácia no processo de registro e a otimização do processo de arrecadação.

Público-Alvo

Membros de Conselhos de Fiscalização Profissional em todos os níveis de atuação, gestores, profissionais de controle e governança.

Metodologia

Os cursos são planejados para atender diferentes perfis e necessidades, em um formato que combina teoria e prática, sempre focados na aplicabilidade e nos desafios do dia a dia. Utilizamos metodologias comprovadas e cases de sucesso em Conselhos de Fiscalização Profissional e no setor público para garantir aprendizado relevante e de impacto.

Ementa:

1. Fundamentos da Gestão de Registro
  • Normas e regulamentações aplicáveis aos registros e anuidades
  • Principais tipos de registros e certidões: Pessoas Físicas e Jurídicas
  • Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e o impacto no processo de registro
  • Serviços Digitais: o profissional no centro da interação no atendimento
  • Procedimentos de inscrição e atualização cadastral
  • Controles, automação e fluxo documental: melhores práticas
  • Gestão documental e digitalização de processos
  • Gestão de bases de dados e segurança da informação:
    • Enriquecimento da base de dados: recadastramento e atualização cadastral efetiva
    • Convênios com a Receita Federal: boas práticas
    • Convênios com Junta Comercial
  • A importância do processo de registro profissional para um processo de cobrança eficaz
  • Melhores práticas e principais desafios da gestão de registros nos Conselhos de Fiscalização Profissional
  • Normas e regulamentações aplicáveis
  • Métodos de cobrança e recuperação de créditos: AR Online, operadoras de crédito, convênios com institutos de negativação e convênios com cartórios de protesto
  • Parcelamentos, isenções e negociação de débitos
  • Terceirização de cobrança: possibilidades e limitações.
  • Utilização de tecnologia na gestão de inadimplência
  • Estratégias para reduzir inadimplência e aumentar a arrecadação
  • Desafios e soluções no relacionamento com os profissionais inscritos
  • Estatísticas e dados relevantes

Professores

Chefe da Assessoria Jurídica no Conselho Federal de Química, Leandro Coelho possui ampla experiência em assessoria jurídica em Conselhos de Fiscalização Profissional. Atua há mais de 10 anos na advocacia trabalhista e administrativa, com passagens por diversos conselhos federais. É bacharel em Direito pelo UniCEUB e especialista em Direito Trabalhista e Processual pela Universidade Candido Mendes. Como professor, compartilha sua expertise na área jurídica com uma abordagem prática e estratégica.

Especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual e Direito Público. Atua há mais de 15 anos em favor da Administração Pública, com destaque para o desempenho da função de Coordenadora de Contratos e Convênios da Embratur e para a Coordenação Judicial do Conselho Federal de Química.

Sólida formação acadêmica e ampla vivência em gestão executiva. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Internet, cursou pós-graduação em Administração pela FGV e participou do PAEX, programa de desenvolvimento de dirigentes da Fundação Dom Cabral (FDC). Possui especializações em Tecnologia da Informação (Estácio de Sá) e em Desenvolvimento de Sistemas (GFI/UnB) e, no momento, cursa bacharelado e mestrado em Engenharia de Software. Com mais de 14 anos de atuação como gerente de relacionamento na Implanta, aliada a décadas de experiência em gestão de projetos em grandes empresas, dedica-se a impulsionar resultados e competitividade nas organizações em que atua. 

Local do treinamento

SRTVS Quadra 701 Bloco O, Ed. Multiempresarial

Informações

Data: 25 a 26/09/2025
Horário: 8h30 às 17h30
Valores: R$ 3.150,00 (R$ 2.835,00 com 10% de desconto para clientes Implanta)
Carga horária: 16 horas

Nossos cursos podem sofrer alterações por razões de ordem superveniente, e quaisquer mudanças serão informadas em nossos canais de comunicação.

Materiais inclusos

Material impresso com caderno de anotações
E-book
Caneta
Coffee break
Certificado

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Política de Cancelamento de Inscrições em Cursos

  • O cancelamento da inscrição pode ser realizado até 7 dias antes do curso.
  • Após esse prazo, o participante poderá solicitar crédito no valor da inscrição (para uso em outro curso) ou solicitar a substituição (troca de participante no mesmo curso).
  • A substituição do participante pode ser realizada até 2 dias antes do início do curso.